segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CAMINHADA SÁBADO AO RIBEIRO DE SÃO MARTINHO


Este fim de semana esteve-se a definir com alguns locais, a caminhada ao Ribeiro de São Martinho. Verificou-se que o percurso pensado inicialmente poderia ser longo para quem não está habituado às caminhadas. Deste modo, e tendo em conta as pessoas inscritas para esta atividades, oferecemos duas soluções.

1.ª Ida ao antigo Moinho do Padre Júlio, pela antiga estrada que ligava a Adeganha à Ribeira da Vilariça pela Junqueira, vislumbrando-se a magnifica paisagem sobre a Vilariça, e voltar passando pelo Castelo, um antigo castro. Este percurso será mais curto, cerca de 3Km e mais pausado. A dificuldade é média.

2ª Ida pelo mesmo caminho até ao antigo moinho do Padre Júlio, e daí dar-se a volta completa ao Castelo do Mouros, por baixo e pelo Ribeiro de São Martinho. Este era um percurso que muita gente fazia antigamente. Esta era uma zona com mais moinhos, hoje em ruinas ou inexistentes, de hortas, amendoeirais, vinha, e onde as pessoas iam buscar água e lavar muitas vezes. Com este percurso também se pretende passar no antigo local da Capela de São Martinho e perto da antiga localização (?) da Adeganha. Este é um percurso circular, mais extenso, com cerca de 6Km, onde a paisagem se faz notar muito bem devido á sua beleza e densidade.

Ambas aS soluções têm um tempo previsto de +/- 2h, com andamento normal, e uma pausa para lanche pic nic. O pic nic será oferecido pela organização. O tempo de pausa para lanche, pode diferir de um grupo para ooutro.
Independente do percurso a realizar, pede-se que se traga calçado apropriado, pouco peso, e boa disposição. Uma coisa é certa, após este passeio esparamos na aldeia um belo almocinho e uma tarde de festa.









 

Sem comentários:

Enviar um comentário